Propostas e membros da chapa!

| |
O Brasil e a Universidade vivem um momento ímpar e os estudantes precisam tomar a dianteira desse processo. Nossa marca não é a apatia ou a desmobilização. Somos herdeiros de gerações que foram às ruas defender conquistas sociais para o nosso povo. Não temos dúvida da inegável contribuição dos universitários nas mais variadas épocas de nossa história.

Nos últimos anos, o Rio Grande do Norte vivencia o enfraquecimento de suas entidades. Depois do desaparecimento das entidades secundaristas, as de nível universitário estão cada vez mais dispersas e incapazes de oferecer um diálogo à altura do nosso potencial. Como resultado, nossos direitos são atacados e fragilizados sem que as entidades esbocem qualquer reação.

Não é novidade, portanto, que a pouca presença dos estudantes nos pleitos para o Diretório Central dos Estudantes seja reflexo da incapacidade do movimento estudantil de se articular para fortalecer sua relação com a base social. O DCE deve estar afinado com as necessidades que emanam da UFRN. Não podemos, mais uma vez, relegar milhares de estudantes em nome de um projeto já desgastado e que não seduz à participação.

Não somos os donos da verdade. Democracia se faz com liberdade e respeito às diferenças. Ou apostamos no rico debate e na participação ampla e massiva dos segmentos presentes na universidade, ou a entidade continuará apequenada diante dos seus desafios. Temos a exata noção de que, no próximo período, precisaremos somar forças e esforços para as conquistas que queremos ver na UFRN.

Nos próximos parágrafos, vocês poderão conhecer melhor nossas idéias e propostas. Mais do que uma chapa, queremos representar o desafio que é conquistar novas pessoas para a entidade, ousar na perspectiva de mobilização social, fortalecer a democracia e criar novos eixos de ação, através da cultura, da música, da arte e de tudo o mais que possa cativar os estudantes para derrotarmos a apatia! Venha conosco! Vamos construir um novo DCE!



VAI NASCER A NOVIDADE NA COMUNICAÇÃO!

Diversificar o formato de divulgação entre os estudantes, explorando as diversas possibilidades que a tecnologia permite é o eixo do nosso projeto de comunicação, que será democratizada, alcançando os diversos setores da nossa universidade.
Não podemos permitir o fracionamento ou a monopolização das informações. A nossa gestão pretende envolver mais estudantes nos destinos da nossa entidade, dinamizando os espaços para participação e interação.

Propostas Para Uma Nova Comunicação!

• Vamos fundar a Revista do DCE/UFRN com o objetivo de difundirmos, na sociedade potiguar, debates estratégicos cujos temas possam contar com o olhar e a capacidade criativa e intelectual dos estudantes da universidade;
• Lançaremos um Blog do DCE/UFRN com perfil interativo e conteúdo diversificado. Mais do que reproduzir informação, queremos divulgar talentos literários, artísticos e culturais dos estudantes, reservando espaço específico e destacado para tal fim;
• Periodicamente produziremos jornais murais que, mais baratos, permitirão difusão mais democrática da informação.
• Vamos instituir um canal de divulgação de vídeos na internet para propagandear nossas atividades na perspectiva de desenvolvermos um sistema de comunicação amplo e integrado com as demais áreas de atuação do Diretório Central dos Estudantes.


VAI NASCER A NOVIDADE NO MOVIMENTO ESTUDANTIL!

No próximo período os estudantes precisarão de muito mais unidade e diálogo para conquistar as mudanças que nós precisamos na UFRN. Nós vamos qualificar os fóruns do Diretório Central dos Estudantes valorizando a opinião dos estudantes e das diferentes interpretações políticas e sociais presentes na universidade.

O fortalecimento do movimento universitário está diretamente vinculado à sua capacidade de renovação militante e ideológica. Nós vamos, através de amplos cursos de formação, reforçar a história da nossa entidade – que é pouco conhecida pela maioria – e o papel que podemos e devemos cumprir para ampliar nossas conquistas.

Não nos furtaremos de discutir as grandes questões que afetam o nosso Estado e o nosso país. Realizaremos campanhas específicas entre a nossa base social e, sempre que for preciso, promoveremos atos públicos mobilizando a sociedade para as nossas bandeiras.

Lançaremos, no dia do estudante, a campanha estadual em defesa de 50% do pré-sal para a educação. Nossa reivindicação é pela apresentação de uma Proposta de Emenda Constitucional específica no RN.


Propostas Para Um Novo Movimento Estudantil

• Campanha Estadual em defesa de 50% do recurso do pré-sal para a educação;
• Congresso do DCE/UFRN qualificado e propositivo. Queremos que este fórum aprove bandeiras prioritárias que ecoem na universidade e em todo o Rio Grande do Norte, acumulando força para nossas vitórias.
• Por uma UEE representativa e democrática. Uma entidade geral de estudantes permitirá um maior acúmulo político e de idéias, fortalecendo a rede do movimento estudantil.
• Entendemos que as demandas dos estudantes de pós-graduação devem ganhar mais importância por meio de uma entidade própria – Associação de Pós-Graduandos -, filiada à ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos);
• O DCE não pode reconhecer as entidades cartoriais e sem legitimidade para representar os estudantes. Essas se aproveitam de um direito conquistado para lucrar. Carteira de estudante é uma conquista, não uma mercadoria!
• O movimento estudantil precisa ser democrático e deve respeitar as diferentes concepções presentes na universidade. O debate precisa ser feito de modo maduro, sem tolher a liberdade de opinião dos estudantes. Em última instância, isso nos enfraquece e divide.
• Realização de Plebiscitos, mobilizando a comunidade acadêmica para temas relevantes da universidade e da sociedade potiguar.

VAI NASCER A NOVIDADE NA ARTE E CULTURA!

Arte e cultura precisam deixar de ser discurso para se transformar em ações concretas das gestões do DCE. Na UFRN há uma grande margem para explorarmos esses espaços, mas que são subestimados.

O centro da nossa proposta é valorização dos talentos presentes na universidade. Devemos apostar na construção de espaços que permitam a exposição e valorização da produção existente na UFRN, estimulando – ao mesmo tempo – que novas pessoas se interessem e se integrem a esse projeto.

Propostas Para A Novidade Na Arte e Cultura!

• Realizaremos um Festival Universitário de Arte e Cultura com grande prestígio e repercussão em Natal. Mobilizaremos a universidade de modo diferenciado, apostando na participação massiva e diversificada como instrumentos de valorização do festival;
• Organizar o Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) no Rio Grande do Norte!
• Sexta Cultural em locais alternativos no campus ou na sede do DCE;
• Pela livre organização e manifestação religiosa no campus!


Propostas Para A Novidade Na UFRN!

• Incorporação de mais horas ligadas à extensão como mecanismo que relacione o conhecimento produzido na UFRN a serviço do desenvolvimento regional;
• Impedir a aprovação de medidas que flexibilizem os currículos nos termos da “diversificação das modalidades de graduação” que permitam a diplomação intermediária;
• Reestruturação curricular para romper com a atual estrutura departamental em que se organizam os cursos e, conseqüentemente, romper com a fragmentação do conhecimento a que somos submetidos. As mudanças curriculares devem levar em consideração a necessidade de formação ampla e crítica do cidadão, não só voltada à especialização. Por isso, defendemos a implementação dos ciclos básicos por áreas do conhecimento para impulsionar mudanças mais profundas e estruturais nas universidades;
• Melhoria da infra-estrutura da universidade, principalmente das bibliotecas e renovação dos seus acervos;
• Investimento na permanência dos estudantes através da construção de um novo RU, ampliação da residência estudantil.

Chapa 04
Chapa: 04 Nome da chapa: A NOVIDADE PEDE PASSAGEM

Coordenação Geral:
-Brenna Gabriela Medeiros Maciel 200613847 Letras - Portugês
-Thiago Gladys dos Santos 200712420 História
-Georgia Kércia de Medeiros Dantas 2010070178 Geografia- Caicó

Coordenação de Administração e Finanças:
-Pedro Victor Gomes da Silva 2010081900 Aquicultura
-Renan Mateus de Oliveira 2009013328 Ciências Sociais
-Gil Cesar Pereira Penha 200730339 Ecologia

Coordenação de Imprensa e divulgação:
-Joanisa Prates Boeira 200608339 Comunicação Social - Radialismo
-Arthur Varela de Oliveira Morais 200745743 Comunicação Social – Jornalismo

Coordenação de Organização estudantil:
-Maria Nina Januario de Meiroz Grilo 200713892 Letras – Português

Coordenação de Formação Política:
-Igor Fernandes Neves Luciano de Azevedo 2009021126 Gestão de Políticas Públicas

Coordenação de Movimentos Sociais:
-Fernando Henrique Silva Teixeira 2008011054 Filosofia

Coordenação de Mulheres:
- Katiana Majally da Silva 200505023 Filosofia

Coordenação de Mulheres:
- Katiana Majally da Silva 200505023 Filosofia

Coordenação de Assuntos Acadêmicos:
-Fabíola Cristina Alves da Costa 200505868 Letras – Francês

Coordenação de Assuntos Institucionais:
-Roberto Fernando de Amorim Júnior 2009071999 Direito

Coordenação de Assuntos Estudantis:
-Andrelino da Silva 2010112416 Pós – Ciências Sociais

Coordenação de Arte e Cultura:
-Simone Emmanuelle Araújo dos Santos 200313118 História

Coordenação de Esporte e Lazer:
-Maxwel Januario Pereira 200505634 Filosofiaa

Coordenação do Campi da Saúde:
-Giancarlo Paiva Nicoleti 200732382 Farmácia

Coordenação do Campi do CERES:
-Lucélia da Silva Souza 2009058380 História – Caicó

Conselhos Superiores Chapa 04
CONSUNI

1- Titular:
-Maira Mendonça Gomes 2008009610 Direito
2 – Suplente:
-Igor Fernandes Neves Luciano de Azevedo 2009021126 Gestão de Políticas Públicas
3 – Titular:
-Janielma Bezerra da Silva 2009049004 Ed. Física
4 – Suplente:
-Simone Emmanuelle Araújo dos Santos 200313118 História
5 – Titular:
-Jairo Ramon de Lima Silva 2009019172 Filosofia
6 – Suplente:
-Giancarlo Paiva Nicoleti 200732382 Farmácia
7 – Titular:
-Roberto Fernando de Amorim Júnior 2009071999 Direito
8 – Suplente:
-Paulo Renato Martins 2009043111 Matemática

CONSEPE

Graduação:

1- Titular:
-Gil Cesar Pereira Penha 200730339 Ecologia
2 – Suplente:
-Pedro Victor Gomes da Silva 2010081900 Aqüicultura
3 – Titular:
-Thiago Gladys dos Santos 200712420 História
4 – Suplente:
-Georgia Kércia de Medeiros Dantas 2010070178 Geografia- Caicó

Pós-Graduação

5 – Titular:
-Jeane de Freitas Azevedo Paiva 200882228 Pós – Ciências Sociais
6 – Suplente:
-Andrelino da Silva 2010112416 Pós – Ciências Sociais

CONSAD

1- Titular:
- Arthur Varela de Oliveira Morais 200745743 Comunicação Social - Jornalismo
2 – Suplente:
- Yuri Victor de Sousa 200621238 Eng. de Materiais
3 – Titular:
- Álvaro Martins Delgado Neto 200719084 Eng. Civil
4 – Suplente:
- Victor Miguel Barros de Carvalho 200712128 História
5 – Titular:
- Maria Nina Januario de Meiroz Grilo 200713892 Letras – Português
6 – Suplente:
Tiago da Silva Fernandes 2009021320 Gestão de Políticas Públicas

CONCURA

1- Titular:
-Brenna Gabriela Medeiros Maciel 200613847 Letras - Português
2 – Suplente:
- Fabíola Cristina Alves da Costa 200505868 Letras - Francês

0 comentários:

Postar um comentário